Dicas eficientes para limpar o nome sujo e sair de vez das dívidas

As melhores dicas para limpar o nome sujo e sair das dívidas

O planejamento financeiro correto e a reserva de emergência são essenciais para sair das dívidas sem possibilidade de retorno.

Anúncios

limpar o nome sujo, sair das dívidas
Fonte: Unsplash

Com a crise, a pandemia e os últimos acontecimentos globais, muitos brasileiros entraram em dívidas e agora não sabem o que fazer para sair dessa. Afinal, já se tornou comum estar com o nome sujo no Brasil – existem até mesmo piadas sobre o assunto espalhadas pela internet.

Porém, deixar dívidas acumularem nunca é uma boa ideia. Até porque, quando se está com nome sujo, você não pode obter linhas de crédito – o que nos dias de hoje não é algo bom, afinal, utiliza-se o crédito para tudo.

Por isso, no artigo de hoje iremos te ensinar maneiras de limpar o nome sujo para que você consiga sair das dívidas e viver mais tranquilamente.

Como limpar o nome sujo e sair das dívidas?

A primeira dica para você limpar o nome sujo e sair das dívidas é encontrar a origem do problema. Muitas vezes as dívidas se acumulam e você se perde nos juros e tudo mais. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é rastrear suas dívidas.

Você deve separar cada dívida e ver o valor inicial de cada uma. Assim, também será mais fácil de negociar as dívidas. Por exemplo, se você está devendo 535 reais para determinada empresa, você pode ver esse valor aumentar devido aos juros do cartão de crédito, por exemplo.

Anúncios

Dessa forma, ao rastrear o valor inicial, você saberá exatamente o quanto deve e como negociar um valor mais barato com a empresa para quitar suas dívidas. Não tenha medo de mexer na sua fatura e nos extratos para descobrir exatamente de onde vem cada dívida.

Defina as prioridades

A segunda dica é complementar a primeira. Para limpar o nome sujo e sair das dívidas você irá precisar elencar suas prioridades. Ou seja, de todas as suas dívidas você irá precisar achar aquelas que precisa quitar mais rapidamente.

Geralmente as melhores dívidas para quitar rapidamente são aquelas que envolvem taxas de juros maiores. Por isso, é importante analisar e separar cada dívida. Muitas vezes o valor da dívida pode ser menor, mas por ter juros maiores, você acabará perdendo mais dinheiro se deixar para pagar depois.

Negocie os valores

A terceira dica é para negociar seus valores pela internet mesmo. Muitas vezes as pessoas acabam não negociando as dívidas porque não querem se deslocar até o local. Porém, agora você pode fazer isso pela internet. Então não há desculpas.

Pela plataforma do Serasa online, a “Limpa Nome”, você pode negociar com as empresas que você está devendo do conforto do seu lar. Agora, é importante lembrar que sair das dívidas não é algo que você irá fazer assim de uma hora para outra. Afinal, se você tivesse o dinheiro para pagar todas as dívidas, já teria feito, não é mesmo?

Por isso, não se desespere e vá com calma. Priorize as dívidas mais difíceis e caras e não desista e deixe acumular. Uma boa estratégia é criar um fundo de emergência, sempre tentando colocar um pouco de dinheiro por vez, até você ter uma quantidade considerável para te ajudar a limpar o nome sujo!

limpar o nome sujo, sair das dívidas
Fonte: Unsplash

Como não entrar mais em dívidas?

Depois que você quita as dívidas, como faz para não criar outras? Afinal, de nada adianta você limpar o nome sujo e sair das dívidas apenas para voltar para elas logo em seguida, não é mesmo? Assim, é preciso tomar todo o cuidado para não ficar endividado e inadimplente novamente.

A melhor maneira de não cair em endividamento novamente é vistoriando minuciosamente seus gastos. Tente não assumir nenhuma parcela que você não pode pagar e sempre tenha um planejamento mensal de seu dinheiro.

Tente não ficar no limite todo mês, afinal, caso aconteça um imprevisto e você precise gastar um dinheiro não planejado, seria bom você não estar no limite com seu crédito. Por isso, é bom também criar um fundo de emergência, para não se endividar com imprevistos, pois eles acontecem.

Para finalizar, uma ótima dica é guardar o seu dinheiro extra. Por exemplo, caso você faça hora extra no seu trabalho ou arranje alguma fonte extra de renda em algum mês, tente guarda-lo para outros momentos. Afinal, sendo um dinheiro extra, talvez naquele mês você não precise dele, mas no futuro pode precisar, não é mesmo?

Estas foram nossas dicas para sair das dívidas e limpar o nome sujo, o que achou? Compartilhe com mais pessoas interessadas no assunto e nos ajude a espalhar informação de qualidade e relevância por aí.

Taissa Mello

Formada em Publicidade e Propaganda, com especialização em marketing digital, SEO e copywriter. Minha expertise inclui a criação estratégica de conteúdo de alta qualidade e relevância para as pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo