3 dicas especiais para vender mais no Dia dos Pais
Frete grátis, boa gestão de estoque e divulgação de seus produtos são fundamentais para aumentar as conversões nesta data.
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O mês de agosto tende a ser um pouco parado ao que tange vendas, sendo o Dia dos Pais uma ocasião propícia para alavancar ainda mais as conversões no varejo. Essa data tem ganho cada vez mais relevância, sobretudo quando pensamos em e-commerce. Afinal, as compras online são queridinhas dos brasileiros, que prezam por conforto e comodidade na hora das compras.
Se quer vender mais no Dia dos Pais e fidelizar ainda mais clientes, então, antes de mais nada, você precisa conhecer a intenção de compra dos consumidores. Confira a seguir o cenário atual!
Espiando o cenário atual do e-commerce no Dia dos Pais
Se voltarmos os olhos para o passado, veremos que, no e-commerce brasileiro, o Dia dos Pais apresentou um crescimento exponencial. No ano de 2021, por exemplo, o e-commerce registrou o maior Dia dos Pais de todos os tempos. Isso porque o faturamento ultrapassou a margem dos R$ 6,2 bilhões.
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Aliás, no ano passado, a Meliuz fez um levantamento para mapear a intenção de compra para o Dia dos Pais. O que foi descoberto é que, se em 2021, 33,5% dos filhos estavam dispostos a gastar entre R$ 100,00 a R$ 300,00 com o presente, em 2022, o percentual cresceu para 48,3%. E tudo indica que a porcentagem tende a continuar crescendo.
Vale dizer que assim como todas as datas comemorativas, o brasileiro sempre deixa para ir às compras na última hora. A pesquisa apontou que 46,1% dos entrevistados deixam para comprar o presente do Dia dos Pais na semana da data comemorativa.
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Outro dado importante da pesquisa é que, no ano de 2022, 53,6% dos entrevistados pretendiam fazer as compras online para receber o produto em casa.
As justificativas para as compras online podem ser vistas na comodidade proporcionada pelo e-commerce e maior variedade de lojas. Além disso, frete grátis, promoções e cashback se mostraram fatores de peso na decisão de compra.
3 dicas para vender mais no Dia dos Pais
Agora que já entendemos o cenário em que o Dia dos Pais está inserido, ao menos nos últimos anos, vejamos a seguir algumas dicas para você vender mais nesta data tão especial.
1. Disponibilize frete grátis e descontos
Como vimos, o frete grátis é um grande motivador de compra. E, considerando que mais da metade dos brasileiros prefere as compras online na hora de comprar um presente para os pais, investir em frete grátis é uma forma contundente de vender ainda mais.
Se por um lado o frete grátis é um dos motivadores da decisão de compra, a falta de frete grátis pode acarretar a desistência e abandono do carrinho. O próprio Sebrae já apontou que o frete grátis é um diferencial competitivo.
Então, se a sua gestão de gastos permitir, aposte na isenção da taxa de entrega para vender mais no Dia dos Pais. Aliás, você ainda pode colocar uma faixa de gastos que, ao ser alcançada pelo cliente, fornece o frete grátis.
Além do envio gratuito, pensar em bons descontos é uma forma de atrair clientes para a sua loja. E bem sabemos que descontos progressivos estimulam o crescimento do ticket médio. Assim, quanto mais o cliente compra, maior será a sua economia.
2. Prepare o seu estoque
Quando falamos em datas comemorativas, é fundamental que seu estoque esteja preparado para presentear. Então, além de pensar na logística de entrega, também é importante que você tenha os produtos a pronta entrega, ainda mais se pensarmos que muitos brasileiros deixam para comprar na última hora.
Além disso, invista em diferentes tipos de embalagens e disponibilize cartões em branco para que os compradores possam deixar uma mensagem de carinho. Pode ter certeza que estes cuidados são diferenciais vistos com bons olhos pelos clientes.
Se você prestar atenção nos detalhes, com certeza vai garantir que o cliente volte a comprar com você nas próximas datas comemorativas, como no Dia das Mães.
3. Aposte em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma forma estratégica de captar compradores e divulgar a sua lista de produtos. Desse modo, é uma forma efetiva de lembrar o seu cliente de que ele tem uma opção de loja para a compra do presente neste Dia dos Pais.
E, se além de um site institucional, você tiver um blog, um mês antes da data em questão, peça para que a sua equipe de conteúdo crie um post com dicas de melhores presentes para o Dia dos Pais. A ideia é que os produtos sejam aqueles que você comercializa em sua loja online.
Você pode e deve linkar este artigo no e-mail que será disparado para a lista de contatos. Só não se esqueça de investir em links estratégicos ao longo do conteúdo, que levem o usuário para os produtos da sua loja. Além disso, a chamada para ação no final do post é fundamental.
Curtiu essas dicas como vender mais no Dia dos Pais? Então, não perca tempo! Coloque-as em prática para alavancar as suas vendas nesta data tão importante. Até mais!