6 aplicativos do governo que você precisa ter no seu celular
Desde descontos até informações sobre doação de sangue, esses são os aplicativos do governo mais úteis.
Anúncios

É engraçado pensar que, até alguns anos atrás, a única forma de consultar ou solicitar algum dos serviços disponíveis pelo governo era indo presencialmente até o órgão responsável. No entanto, não dá para negar que a tecnologia facilitou significativamente a nossa vida, pois agora a maioria das necessidades está ao alcance das nossas mãos, nos aplicativos do governo.
Atualmente, a maioria dos serviços e consultas governamentais pode ser feita online, basta acessar algum dos aplicativos do governo. Portanto, continue com a gente para descobrir os seis aplicativos do governo que você precisa ter no seu celular.
1. Meu INSS
O aplicativo Meu INSS é um centralizador de consultas e solicitações do Instituto Nacional do Seguro Social. Disponível para Android e iOS, após realizar o cadastro, você terá acesso a todos os seus dados referentes a esse benefício.
Anúncios
Você pode solicitar um benefício ou serviço e acompanhar o andamento do pedido. Além disso, é possível pedir aposentadoria e calcular o tempo restante para se aposentar. Da mesma forma, você pode consultar extratos, como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e empréstimos consignados.
Ainda mais, é possível solicitar a declaração de recebimento de benefício do INSS, agendar perícia médica, atualizar seus dados de cadastro e solicitar outros serviços. Ao todo, são mais de 90 ações que podem ser movimentadas por ali.
Anúncios
2. Enem
Para os estudantes, o aplicativo Enem reúne todas as informações necessárias para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Desenvolvido pelo INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, o aplicativo está disponível para Android e iOS.
Por meio dele, os alunos conseguem consultar o cronograma das provas, acompanhar as notícias sobre a aplicação do exame e localizar seu local de prova. Além disso, no aplicativo Enem, os estudantes podem acessar o gabarito de sua prova, obter seu resultado individual, organizado por área de conhecimento, e consultar o histórico de notas das edições anteriores.
3. CAIXA Tem
O aplicativo CAIXA Tem foi desenvolvido para funcionar como uma conta digital sem custos. O que permite a movimentação de benefícios sociais e a realização de serviços financeiros.
Dentro do sistema, você pode realizar várias operações financeiras de forma ágil e simples. Por exemplo, é possível pagar dívidas, fazer transferências, comprar online, sacar sem cartão em caixas eletrônicos da CAIXA e consultar saldos e extratos.
Além disso, o CAIXA Tem está disponível para Android e iOS e é uma ferramenta bastante intuitiva, projetada para promover acessibilidade a todos. Seu objetivo principal é colaborar com a inclusão financeira, garantindo que milhões de brasileiros tenham acesso a serviços bancários essenciais.
4. Hemovida
Criado pelo Ministério da Saúde e disponível para Android e iOS, o aplicativo Hemovida tem o intuito de colaborar com a doação de sangue pelo celular. Além disso, com a ferramenta, os usuários conseguem visualizar os hemocentros mais próximos de onde estão, com informações detalhadas, como endereço, horários de atendimento e contato.
Ainda mais, o app permite acessar os critérios de saúde exigidos para a doação, registrar um histórico com todas as doações realizadas, agendar um novo procedimento diretamente pelo aplicativo e até convidar amigos para participarem. O Hemovida também divulga campanhas do governo que incentivam a doação de sangue.
5. Carteira Digital de Trânsito
Um aplicativo muito útil para os motoristas é a Carteira Digital de Trânsito (CDT). Como uma evolução da Carteira Digital, além de disponibilizar o acesso digital à CNH, agora também permite baixar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Uma das maiores vantagens do aplicativo é que, por meio dele, os motoristas têm direito a descontos de até 40% nas multas, desde que ainda estejam dentro do prazo de validade. O cadastro é simples, sendo solicitadas apenas algumas informações pessoais e a CNH. O aplicativo está disponível para download em aparelhos Android e iOS.
6. Dívida Aberta
Relacionado a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o aplicativo Dívida Aberta mostra os devedores inscritos em dívida ativa da União ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em situação irregular.
A ferramenta permite a leitura de QR Code de notas fiscais e oferece uma consulta rápida por nome, CPF ou CNPJ. Além disso, possibilita consultas personalizadas, permitindo a filtragem por tipo de dívida, como FGTS, multas trabalhistas, criminais e eleitorais, previdenciárias, débitos tributários e não tributários, além de opções por Estado, Município, atividade econômica e faixa de valor da dívida.
Outra funcionalidade disponível é o georreferenciamento de devedores pessoa jurídica, bem como a opção de confirmar o endereço do devedor, ajudando a PGFN na recuperação de créditos. Também está disponível tanto para Android, quanto para iOS.
Então, que achou da nossa lista com seis aplicativos do governo para ter no seu celular? Qual deles será mais útil para você? Não se esqueça de conferir também nossa seleção com os melhores aplicativos de mensagens!