Anúncios no Uber chegarão nos apps de transporte e delivery

Anúncios no Uber: empresa aposta em propagandas de até 90 segundos entre corridas

Viagens com propaganda são a nova aposta da Uber, que visa ampliar receita ao passo que torna as corridas mais econômicas aos usuários.

Anúncios

Recentemente, a Uber surpreendeu ao seguir os passos da Netflix e adotar uma estratégia semelhante: a possibilidade de oferecer corridas mais econômicas para os passageiros, com a inclusão de anúncios durante o trajeto.

Enquanto alguns podem estranhar a ideia de assistir propagandas durante as corridas, a prática não é totalmente nova. Afinal, a lembrança das pausas comerciais durante a ‘Sessão da Tarde’, na Globo, mostra que a interrupção de filmes com anúncios já foi algo comum e até mesmo aguardado pelo público, criando uma curiosidade pela volta da programação.

O YouTube também já utiliza anúncios para promover seus parceiros, sendo comum nos depararmos com propagandas antes de assistir a um vídeo. Agora, com a novidade de pedir um Uber com anúncios, é importante entender melhor como isso funcionará, e é exatamente o que abordaremos a seguir.

Anúncios no Uber: o que são, afinal?

A Uber está em busca de novas formas para aumentar suas receitas e encontrou uma solução ao ampliar a presença de anúncios dentro do seu aplicativo. Em breve, os usuários terão a oportunidade de visualizar propagandas em formato de vídeo antes da chegada do motorista e também durante as corridas.

Mark Grether, gerente geral da divisão de anúncios da Uber, anunciou essa inovação e revelou que os anúncios em vídeo poderão ter até 90 segundos de duração.

Anúncios

Inicialmente, a Uber lançará esse novo formato de propaganda nos Estados Unidos e, posteriormente, estenderá para o Reino Unido, Austrália e França. Além disso, alguns veículos estarão equipados com tablets para exibir anúncios, com a implantação acontecendo gradualmente em diversas cidades norte-americanas.

De acordo com Grether, a Uber tem, em média, cerca de dois minutos de atenção do usuário durante as viagens, o que possibilita direcionar propagandas em vídeo personalizadas com base em dados como localização, destino e histórico do usuário.

Os anúncios em vídeo também estarão presentes em dois aplicativos da empresa, o Uber Eats, focado em entrega de comida, e o Drizly, voltado para entrega de bebidas alcoólicas, porém estes ainda não estão disponíveis no Brasil.

Como funcionarão os anúncios entre as corridas?

A nova iniciativa chamada ‘Journey Ads’ tem como objetivo inserir propagandas nos aplicativos Uber. Essa estratégia inovadora terá seu lançamento inicial nas cidades de Los Angeles e São Francisco, marcando o início dessa jornada no campo da publicidade.

Aliás, a relevância dessa ação é indiscutível, já que as empresas que tiverem acesso aos aplicativos poderão alcançar uma audiência de aproximadamente 122 milhões de passageiros.

Assim, a proposta é que, enquanto os passageiros aguardam a chegada do motorista, possam assistir aos anúncios dos anunciantes. Além disso, durante toda a viagem, eles estarão imersos em uma experiência de consumo ao visualizar as propagandas.

De acordo com a Uber, nos testes iniciais, apenas 2 minutos de exposição à publicidade foram suficientes para tornar os anúncios 6 vezes mais visíveis em comparação com outros meios de publicidade.

Com o avanço dessa iniciativa, já são 40 marcas que adquiriram cotas para ocupar os espaços publicitários da Uber, incluindo nomes de peso como United Artists Releasing, Heineken e NBC Universal.

Propagandas personalizadas e direcionadas

Vale destacar que a Uber personalizará os anúncios, levando em consideração o histórico de viagens e as preferências dos passageiros, para que eles sejam mais relevantes e alcancem os resultados desejados.

Essa abordagem personalizada significa que, de acordo com o destino do passageiro, a Uber direcionará os anúncios mais adequados a eles, o que aumentará consideravelmente as chances das marcas e de suas lojas serem vistas.

O que muda para os usuários?

Antes de tomar qualquer decisão impulsiva de desinstalar o aplicativo e buscar outras alternativas, é fundamental compreender os benefícios que os passageiros podem desfrutar ao optar por anúncios no Uber. Afinal, a empresa reconhece a importância de oferecer vantagens aos usuários, evitando a perda deles para a concorrência.

A vantagem para os passageiros é clara: os anúncios serão descontados do valor da corrida. Isso significa que, quanto mais anúncios assistidos, menos o passageiro precisará pagar. Em alguns casos, os anúncios podem até custear totalmente a viagem, sem que o passageiro precise gastar qualquer quantia.

Contudo, é compreensível que haja preocupações com a privacidade dos dados dos usuários. Mesmo porque ninguém deseja que suas informações sejam expostas.

Por isso, é fundamental ressaltar que os usuários precisarão habilitar a função de receber anúncios, e a empresa não compartilhará algumas informações sensíveis, como raça, orientação sexual e determinados destinos, com os anunciantes.

Curtiu este post? Então já compartilhe com seus amigos nas redes sociais que também fazem uso do app da Uber. Até mais!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo