Android 14 chegou, trazendo muitos recursos novos!
As funções mais aguardadas dessa atualização tendem a facilitar o gerenciamento de apps e economia de bateria.
Anúncios
A nova atualização do sistema operacional da Google já está dando o que falar. Isso porque o Android 14 traz novas funções que podem melhorar o gerenciamento de aplicativos e de bateria, algo que os usuários há muito gostariam de ter em seus smartphones.
Atualmente, a nova versão ainda se encontra em fase de desenvolvimento chamada de Developer Preview 1. Desse modo, uma versão está disponível aos desenvolvedores de aplicativos, para que os mesmos possam otimizar seus apps a fim de rodarem de forma limpa na nova atualização do sistema operacional.
Após esta fase, o mais comum é que o Google faça o anúncio da versão Beta no evento Google I/O. A partir daí, muitas versões Beta serão lançadas para que a desenvolvedora possa colher as avaliações dos testadores.
Anúncios
Somente após a otimização do Android 14, mediante os feedbacks coletados, é que ele será lançado de fato, chegando pouco a pouco até os usuários. Lembrando ainda que a fase Beta deve se estender até o lançamento final, com previsão em agosto de 2023.
Quais as novidades do Android 14?
Como a versão para os desenvolvedores de apps foi divulgada, já conseguimos antever algumas funções dessa nova versão do Android. Algumas delas tem como objetivo melhorar o gerenciamento de energia, já outras, o gerenciamento de apps. Confira as principais novidades a seguir:
Anúncios
Proteção da memória RAM
No Android 13, o Google implementou a Memory Tagging Extension (MTE), uma proteção a nível de hardware, que tinha como função proteger a memória RAM. Agora, processadores ARM em versões superiores a 8.5, com o Android 14, possuirão esta proteção automática.
Isso quer dizer que os dados que foram armazenados e lidos na memória serão verificados previamente pelo processador.
Aumento da fonte e dos ícones de exibição
Se você possui dificuldades para ler, no Android 14 encontrará um recurso muito vantajoso e que pode facilitar as suas leituras. Isso porque a nova atualização possibilita que o usuário aumente as fontes do celular em até 200%.
Mas, não é só a fonte que recebeu esta atualização. É possível também aumentar ou diminuir os ícones de exibição dos apps. Assim, o recurso foi implementado como uma forma de melhorar a acessibilidade.
Tempo de uso da bateria
No Android 13, presenciamos a remoção do tempo de uso da bateria e, agora, com a nova atualização, ele está de volta. Com este recurso é possível ver o consumo de energia desde a última carga.
Sem contar que a função permite que o usuário tenha uma perspectiva dos apps que mais estão consumindo bateria, assim como os sistemas de hardware.
Economia de bateria
O recurso de economia de bateria também sofreu uma alteração. Agora, basta personalizar a economia extrema, escolhendo quais apps podem consumir a sua bateria. Essa é uma ótima opção para silenciar aqueles aplicativos que drenam a carga do nosso celular.
Para tanto, há a programação de horários com base em porcentagens. Por exemplo, suponhamos que você tenha configurado a função extrema quando o seu celular atingir 20% de bateria.
Dessa forma, quando a bateria atinge este percentual, os apps de segundo plano param de funcionar, gerando mais economia.
Remoção de apps instalados
Sabe aqueles aplicativos que muitas vezes já vêm no seu celular, mas que não possuem serventia alguma? A grande promessa do Android 14 consiste na possibilidade de removê-los. Isso mesmo! A atualização conta com uma tela em que o usuário consegue visualizar quais são os apps que não tem uso nenhum em seu smartphone, facilitando assim a remoção.
Conexão saúde
O Android 14 também traz uma aplicação bastante interessante para a área da saúde. O Health Connect visa criar um padrão de conectividade entre os apps de saúde, funcionando como o Fitness da Apple.
A função permite então o acesso centralizado a informações de batimento cardíaco, dados fisiológicos, controle do sono e exercícios físicos.
Navegação por satélite
A conexão via satélite, embora seja uma novidade, não é oficial. Mas, já há indícios que a versão final do Android 14 traga esta função. Aqui, a ideia é que a navegação por satélite permita que os celulares troquem dados ou recebam ligações mesmo quando não conseguirem o 4G ou ainda uma conexão Wi-Fi.
Embora não saibamos ainda se esta nova versão do Android trará de fato essa novidade, a divulgação do Hiroshi Lockheimer, executivo do Google, tem nos deixado esperançosos.
Já está ansioso pelo Android 14? Esperamos que tenha gostado das novas funções e que tenhamos sanado as suas maiores dúvidas sobre a nova atualização do sistema operacional da Google. Caso queira saber mais sobre o universo dos apps, continue navegando pelo nosso site. Aliás, já conferiu o nosso post sobre os melhores aplicativos para ganhar dinheiro?