Guia para economizar nas compras da Black Friday 2023

Como economizar na Black Friday 2023: dicas para levar mais e pagar menos!

Sabe aquele produto que você sonha comprar e nunca tem dinheiro? Com essas dicas, ele será seu. Venha conferir e aproveite!

Anúncios

Black Friday 2023
Fonte: Freepik

O dia mais aguardado do mês de novembro está chegando. A Black Friday 2023 vai acontecer no dia 24 e muitas pessoas já começam a se preparar para esse evento que movimenta o comércio em todo o país e no mundo.

Com certeza, você, assim como muitos, já está com a lista de desejos em mãos. As lojas, tanto físicas quanto online, estão preparadas. Mas você sabe o que fazer para economizar e ainda assim comprar tudo que quer? Saiba agora com esse guia que fizemos!

Como começou a Black Friday, afinal?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos. Tradicionalmente, ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que geralmente cai na última quinta-feira de novembro. Logo, a Black Friday ocorre numa sexta-feira, daí o seu nome.

Anúncios

Durante a Black Friday, muitas lojas oferecem descontos exclusivos em uma ampla variedade de produtos, o que atrai consumidores em busca de ofertas vantajosas. Aliás, o termo ‘Black Friday’ surgiu devido ao fato de que esse período de compras costuma impulsionar os balanços financeiros dos estabelecimentos, levando-os de ‘vermelho’ para ‘preto’ em termos de lucratividade.

A Black Friday foi introduzida no Brasil em 2010, principalmente por meio de grandes varejistas e lojas online que viram a oportunidade de importar esse evento de compras bem-sucedido.

Anúncios

Agora que entendemos a origem desta data, vamos ao que interessa. Abaixo, estão algumas dicas para que você possa economizar dinheiro, tempo e ao mesmo tempo zerar sua lista de compras. Preparado? Vem com a gente!

Dicas para economizar na Black Friday 2023

O maior evento de consumo mundial está quase aí e por isso fizemos questão de criar esse guia. Então, aproveite bem essas dicas e boas compras!

1.   Faça uma lista de desejos

Fazer uma lista de desejos antecipadamente proporciona foco e priorização, evitando compras desnecessárias. Ter a lista pronta também te permite avaliar se os itens são realmente uma necessidade.

Além disso, otimiza tempo ao direcionar seus esforços para os produtos desejados. Sobretudo porque terão algumas lojas que farão promoções relâmpagos, ou seja, vão durar apenas 24h. Saber o que quer antes faz você se sair bem na hora das compras.

2.   Pesquise preços antes

Ao pesquisar os preços dos produtos desejados antes da Black Friday, você cria uma referência de preço. Dessa forma, quando a data em questão chegar, você será capaz de identificar se o desconto oferecido realmente vale a pena.

Além do mais, saber o preço normal de um item permite que você planeje seu orçamento de forma mais precisa. Assim, você pode determinar quanto está disposto a gastar e definir limites realistas para suas compras na Black Friday 2023.

Lembrando que sites comparadores de preços como JáCotei, Zoom,  Bondfaro, Buscapé e Google Shopping podem te ajudar nessa pesquisa.

3.   Estabeleça um orçamento

Ter consciência do seu orçamento disponível faz com que você não comprometa suas finanças de maneira irresponsável. Sendo assim, definir um limite evita que você se endivide ou gaste mais do que pode pagar.

Inclusive, saber que você está dentro do seu orçamento traz uma sensação de segurança e tranquilidade. E, então, você pode desfrutar das compras sem se preocupar com possíveis consequências financeiras negativas.

4.   Evite compras por impulso

Durante eventos de grandes descontos, como a Black Friday 2023, você se deixa levar pela empolgação das ofertas. No entanto, ao evitar compras impulsivas, você mantém o foco nos produtos que realmente são necessários e que você planejou adquirir.

Além disso, sem a pressão de decisões impulsivas, você pode dedicar tempo para comparar diferentes opções e preços, garantindo que está fazendo a escolha mais acertada em termos de preço e qualidade.

Fora isso, quando você compra algo por impulso, existe uma maior probabilidade de se arrepender da decisão. Logo, evitar compras impulsivas significa que você está fazendo escolhas mais conscientes e se sentirá mais satisfeito com elas.

5.   Cadastre-se antecipadamente nas lojas

Por último, antecipe o cadastro nas lojas desejadas, porque algumas delas oferecem ofertas exclusivas antes do início oficial da Black Friday. Dessa maneira, você pode ter acesso a descontos especiais, que podem não estar disponíveis para o público em geral.

Ao se cadastrar, você pode optar por receber notificações sobre as ofertas, promoções e atualizações da Black Friday. O que manterá você informado sobre os descontos disponíveis, permitindo que planeje suas compras com antecedência.

Como terão muitas pessoas acessando, os sites podem sofrer com lentidão. Então, ter o cadastro pronto agiliza a finalização da compra. Além de evitar que você sofra com problemas técnicos.

E aí, gostou do post? Temos certeza que sim! Para que você possa aproveitar ainda mais a Black Friday 2023, conheça os melhores cartões de crédito do momento e consiga ótimos limites para suas compras.

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo