Meu Gov.br: 4 serviços disponíveis pelo app

Meu Gov.br: confira 4 serviços que podem ser acessados pelo app

Além de poderem solicitar certidões públicas, os usuários podem acessar alguns direitos e benefícios sociais. Veja a seguir!

Anúncios

Meu Gov.br
Fonte: Gov.br

Certamente, em algum momento de suas pesquisas online, você já deve ter se deparado com o Meu gov.br, principalmente se já acessou alguma vez na vida um site do Governo Federal.

Em 2020, o Governo criou o gov.br para unificar os seus serviços em uma única e mesma plataforma. A partir dessa conta, todo cidadão brasileiro consegue acessar diversos benefícios, inclusive abrir e encerrar empresas que estão em seu nome.

Justamente por isso, a conta gov.br contém informações sigilosas do cidadão que ficam guardadas pelo banco de dados da Receita Federal. Desse modo, é importante manter sua senha segura para que nenhum dado vaze e você venha a ser alvo de golpes.

Anúncios

Aliás, o próprio Governo criou níveis de segurança da conta a fim de garantir que os dados dos usuários permaneçam seguros. O interessante dos níveis do Meu Gov.br é que cada um deles permite acesso a um pacote de serviços, transações digitais e benefícios.

Como aumentar o nível do Meu Gov.br?

Atualmente, podemos encontrar 3 níveis de proteção da conta gov, sendo eles bronze, prata e ouro. Desse modo, ao se cadastrar no site, o usuário já começa no nível bronze, um nível básico que não possibilitará o acesso a muitos benefícios, somente aos mais básicos.

Anúncios

Para criar uma conta gov.br, o usuário precisa ter cadastro nos seguintes órgãos: Receita Federal, INSS e Senatran. Agora, para aumentar o grau de confiabilidade de sua conta, você pode mudar de nível, subindo para o nível prata.

Para tanto, será necessário um reconhecimento facial pelo app gov.br, a validação de suas informações pelo internet banking de algum banco homologado e validação de seus dados do SIGEPE, isso em casos de servidores públicos federais.

Já para o nível ouro ser alcançado, é preciso de um reconhecimento facial no Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) e a validação dos seus dados por meio do Certificado Digital.

Vale dizer que dentro do aplicativo da conta gov. é possível fazer as devidas atualizações para mudança de nível. A propósito, aumentar o nível da sua conta é fundamental para deixá-la ainda mais protegida e acessar mais benefícios, os quais você confere a seguir.

4 serviços do aplicativo Meu Gov.br

Meu Gov.br
Fonte: Reprodução/Agência Brasil

Sabendo o que a conta gov. e a importância de manter um nível de proteção elevado, então vejamos a seguir alguns serviços que podem ser acessados diretamente pelo app.

1.   Assinar documentos digitalmente

Para acessar o benefício de assinatura digital da conta gov. é preciso ter no mínimo o nível prata. Assim, logo na tela inicial clique em ‘assinar documentos digitalmente’ e autorize o Portal de Assinatura Avançada a utilizar os seus dados.

Dessa forma, escolha o arquivo de seu interesse para exportar para a plataforma, assine-o e baixe o novo documento por ali mesmo.

2.   Obter a carteira de trabalho

Para se inserir no mercado de trabalho é fundamental emitir a carteira de trabalho, sobretudo se o emprego previsto é CLT. No Meu Gov.br, o usuário pode fazer a carteira de trabalho, buscando o processo pelo buscador de serviços.

Em seguida, clique em ‘obter carteira de trabalho’, e o app irá abrir a plataforma para o preenchimento dos seus dados para cadastro. Agora, se já tem a sua carteira de trabalho e quer apenas a sua versão digital, pelo app também é possível consegui-la.

3.   Acessar valores a receber

Sabe aqueles valores que ficaram em contas bancárias que você até esqueceu que existem? Pois bem, pelo app da conta, você pode fazer uma consulta ao SVR. Assim, é possível conferir o sistema do Banco Central para averiguar se não existe nenhum dinheiro esquecido.

Desse modo, se houver, basta solicitar a devolução do dinheiro em conta, clicando em ‘Consultar e solicitar a devolução de Valores a Receber’.

4.   Consultar o saldo do abono salarial

Se você quer fazer uma consulta rápida do valor do seu abono salarial, então o app do Meu gov.br pode te ajudar. O benefício pago como PIS ou PASEP consiste em um direito daqueles que trabalharam ao menos 30 dias no ano de referência e estejam há 5 anos no Fundo de Participação PIS-Pasep.

Para dar início a consulta ou saque, em ‘buscar serviços’ digite ‘abono salarial. Logo após, basta clicar em ‘receber abono salarial’ e esperar que o app te direcione para o Portal Emprega Brasil, no qual você confere o benefício disponível.

Gostou desses serviços? Então não perca tempo! Entre no Meu Gov.br para começar a acessá-los. Aliás, sabia que pelo app você ainda pode baixar a maioria das certidões públicas? Acesse e confira!

Gabriel Mello

Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo